• O segundo dia do horário eleitoral foi a vez dos candidados a governador, senador e deputado estadual. Da região só Marla Tureck (PSD) apareceu na telinha. Como o PSD está coligado, a foto do governador Beto Richa ficou aparecendo ao fundo, mas todo mundo sabe que ele não é o favorito da candidata. Ah, só faltou o balãozinho sobre o governador: "Você vai ter que me engolir"...

  • A reunião da Acicam que acontece nesta quarta-feira (18h30) vai incluir o lançamento do "Acorda Comcam".

    É aquela campanha da entidade em defesa de candidatos a deputados da região.

    O lançamento foi anunciado pelo presidente Newton Leal.

    Os detalhes da campanha serão apresentados durante a reunião.

    O encontro também lançará a campanha "Campo Mourão Cidade Natal".

    Portanto, como Papai Noel não traz deputado, são campanhas distintas...

  • Fiorella - Fevereiro

  • O presidente da Câmara, Pedrinho Nespolo, recebeu nesta quarta-feira a intimação para apresentar defesa à Comissão de Legislação e Redação.

    O prazo é de 20 dias a contar desta quinta, ou seja, vence em 9 de setembro.

    Nespolo foi denunciado por ter usado estrutura da Câmara em ação judicial que seria de interesse pessoal, o que ele nega. 

    O Regimento Interno da Câmara diz que se a defesa não for apresentada, o presidente da CLR pode indicar um defensor para isso.

    O presidente, no caso, é o vereador Sidnei Jardim.

    Hummmmmmm...

    .

    O que diz o Regimento

    Artigo 250 do Regimento interno, § 3º, incisos:
    I - recebida e processada na Comissão, será fornecida cópia da representação ao Vereador, que terá o prazo de vinte dias para apresentar defesa e indicar provas;
    II - se a defesa não for apresentada, o Presidente da Comissão indicará defensor dativo para oferecê-lo em igual prazo;

  • Saiu mais um título de Cidadania Honorária para o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. Agora foi em Nova Santa Rosa, no oeste do Estado. A cooperativa atua por lá desde 1994, ou seja, há 20 anos. Só de municípios agora são 40 homenagens dessas a Gallassini. Mas tem também estadual, regional, comenda, etc e tal... 

    .

    O que foi dito

    "Foi o meu sentimento cooperativista que falou mais alto quando da arrematação, via judicial, do entreposto, então pertencente a extinta Coopagro".

    José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo, ao receber a homenagem em Nova Santa Rosa.

  • Baile Rubi 2014

  • A série "Expedição Paraná 2014", da Gazeta do Povo, deu esta semana uma página e meia para a região de Campo Mourão.

    "Uma terra cheia de saudade", é o título da matéria.

    Saudade porque, lembra o texto, a região é a única do Paraná que perdeu moradores nos últimos 13 anos.

    Enquanto a população do Estado cresceu 11% no período, na região houve queda de 2%.

    A Gazeta chegou a ir a Altamira do Paraná, onde o número de moradores caiu 46% desde 2000.

    Cá pra nós: a gente já sabe de tudo isso, mas quando vem alguém de fora dizer, dóóóóóói...

    .
    Onde a população caiu mais
    Altamira do Paraná: -46%
    Nova Cantu: -29%
    Janiópolis: -22%
    Corumbataí do Sul: -21%
    Roncador: -17%

    Fonte: Gazeta do Povo/IBGE

  • A região de Campo Mourão é a segunda pior empregadora do Paraná.

    Tem 63,5 mil trabalhadores com carteira assinada.

    Isso apresenta 19% da população regional, sendo que a média do Paraná é de 29%.

    A informação sai na Gazeta do Povo, com dados de 2012 do Ministério do Trabalho.

    Segundo o jornal, a população regional cai, em partes, por falta de emprego e de diversificação a economia.

    Hummmmmm...

  • Paraná - ofertas

  • A reportagem da Gazeta do Povo também destaca que a região de Campo Mourão vai mal na educação.

    Olha só o título: "Muito abaixo da média".

    Com base no Ideb de 2011, o texto lembra que 20 cidades tiveram nota de matemática abaixo da média estadual.

    Em português foi ainda pior: 23 das 25 abaixo da média paranaense.

    Segundo o jornal, Fênix teve as menores notas da região.

    Ah, mas Fênix pode renascer até das cinzas...

  • O presidente da Câmara, Pedrinho Nespolo, questionou a comissão que definiu prazo para ele apresentar defesa sobre a denúncia de ter usado estrutura pública para fins pessoais.

    Em postagem na internet, ele afirmou que a Comissão de Legislação e Redação se reuniu "sem convocação prévia".

    "A Presidência teria direito de voz para argumentar e explicar a legalidade e transparência dos atos com amparo regimental, interpretado por técnicos com isenção político partidária", escreveu.

    Nespolo também destacou que não recebeu nada oficial e que só ficou sabendo do prazo pela imprensa.

    "Permaneço tranquilo e seguro de que a minha equipe fez o que tem o dever de fazer", concluiu.

  • Unicesumar - rosa

  • 1. Estou sendo informado por 2 órgãos da Imprensa (Boca Santa e CRN) sobre esse prazo, e que até esse exato momento não existe protocolo de qualquer documento direcionado à Presidência com esse prazo.

    2. A Diretoria Jurídica, Controle Interno, Diretoria Geral e Contabilidade avalizaram a despesa, prezando pela legalidade com a devida fundamentação, cada um analisando de acordo com sua competência. Se fosse hoje, para defender a Presidência da Câmara, tomaria as mesmas atitudes dentro da legalidade e confiando na minha equipe que tem vasta experiência em Gestão Pública. Jamais iria dar qualquer ordem sem o amparos dos Especialistas da Câmara sobre a Legalidade.

    3. A Comissão citada se reuniu sem convocação prévia, onde a Presidência teria Direito de voz para argumentar e explicar a legalidade e transparência dos Atos com amparo regimental, interpretado por Técnicos com isenção Politico Partidária.

    4. Me foi informado pelo Vereador Olivino Custódio e Edilson Martins (2 dos 3 membros) que houve tal reunião e que haveriam consultas a outros 2 órgãos. Sendo assim, é estranho essa matéria dando prazo de 20 dias para contrapor pareceres que ainda serão consultados. Somente existe Defesa Técnica depois que as provas foram produzidas em obediência ao Princípio do Contraditório.

    5. Em consulta ao Tribunal de Contas de forma presencial, foi garantido à Diretoria Jurídica, que todos os atos foram legais e caso não fossem, a consulta já teria se convertido em denúncia no Tribunal de Contas, portanto, permaneço tranquilo e seguro de que a minha equipe fez o que tem o DEVER de fazer.

    Fonte: CRN1

  • CINEMAXS - EM CARTAZ

  • O clic é desta segunda-feira, em Piquirivaí, quando aconteceu a abertura das comemorações pelos 48 anos de criação do distrito. A prefeita Regina Dubay participou. A programação segue nesta quarta-feira, com atividades durante o dia e apresentações culturais à noite. E viva Piquirivaí!...

  • Sicredi- Sorte em campo

  • O ex-prefeito Nelson Tureck deixou o hospital nesta terça-feira.

    Ele ficou uma semana internado na Interclínicas, em Campo Mourão.

    Agora ele jura que está bem e já fala em voltar à campanha de reeleição da filha, a deputada Marla Tureck (PSD).

    Nos últimos dias, além de ficar sem o "cabo eleitoral", a própria Marla deixou a campanha um pouco de lado para ficar com o pai no hospital.

    Vou só, não basta ser filha-deputada...

  • Uma comtiva de Goioerê, incluindo dois vereadores, foi a Ubiratã conhecer o Restaurante Popular, que é mantido pela prefeitura desde 2009 e serve almoço ao preço simbólico de R$ 2. O vice-prefeito Sebastião Beraldo mostrou tudo aos goioerenses e até almoçou com eles no restaurante. Estavam em oito, o que deu uma conta de R$ 16. E viva o bandejão!...

    .

    O que foi dito

    “Ficamos lisonjeados quando nossos vizinhos vêm levar o que de bom realizamos aqui, como modelo para implantação em seus municípios”.

    Sebastião Beraldo (PPS), vice-prefeto de Ubiratã.

  • A foto é de Irineu Ricardo, assessor de Comunicação da prefeitura. Trata-se, neste momento, da quadra mais bonita de Campo Mourão, em frente à Escola Municipal de Circo.

    Participe você também deste espaço. Envie sua foto pelo e-mail sidsauer@uol.com.br 

  • Aconteceu no fim de semana o 1.o Encontro de Quadriciclos de Nova Cantu. Cerca de 30 veículos desses estiveram por lá, oriundos de várias partes do Estado. A organização ficou por conta da equipe Quadrilama, que já fala em reunir 150 quadriciclos no ano que vem. Em Nova Cantu, as "motocas de quatro rodas" percorreram uma trilha de 32 km. O prefeito Airton Angolin participou do almoço com os trilheiros.

    Foto: Mário César

  • Não faltou a tradicional sessão tietagem durante a 20.a Festa do Carneiro ao Vinho, em Peabiru. Na sexta-feira, o prefeito Claudinei Minchio fez pose com os integrantes do grupo Negritude Jr. No dia seguinte foi a vez da foto com a dupla Lourenço & Lorival. Segundo a organização, mais de 15 mil pessoas prestigiaram os três dias de festa, sendo 5 mil no almoço com o prato típico.

  • O vereador Julielton Rodrigues, de Barbosa Ferraz, tem percorrido o País como secretário nacional de formação política do PROS. E olha só quem foi tirar foto com ele no aeroporto de Brasília: Willian Bonner e Patrícia Poeta, do "Jornal Nacional". Ah, mais um pouco e a dupla deixava a presidenta Dilma Rousseff de lado e entrevistava o jovem edil barbosense...

    Foto: www.acoluna.net 

  • Começou nesta terça-feira o horário eleitoral no rádio e na tevê. Aí, as emissoras precisam adequar sua programação. Na Musical FM, por exemplo, o Jornal 100, com comentários deste que vos escreve, agora começa às 7h50. Na TV Caiuá (Canal 54), o programa Boca na TV entra um pouco mais cedo, às 19h (reprisa no dia seguinte às 10h). Após as eleições volta tudo ao normal. Ô gente, é por uma boa causa: a democracia...

  • ...pessoas foram assassinadas este ano em Campo Mourão. A 21.a vítima foi um homem de 25 anos, morto a tiros nesta terça-feira, por volta das 20h, no centro. Ele estava entrando no carro, na rua Araruna, perto da av. José Custódio de Oliveira, quando foi atingido e morreu no local. 

  • Mais um caixa eletrônico foi detonado na região. Desta vez foi do Bradesco, em Farol, na madrugada deste terça-feira. Os assaltantes chegaram armados e usaram explosivos para conseguirem tirar o dinheiro. Também foi dado um tiro em direção a um segurança, mas ele não se feriu. Os ladrões fugiram num Voyage roubado recentemente de um taxista em Campo Mourão.

    Foto: Geovani da Silva - Canal 54

  • A CPI das Invasões concluiu o relatório, que deverá ser levado ao plenário nas primeiras sessões de setembro.

    Segundo o presidente Edilson Martins, a comissão concluiu que houve muitas ocupações irregualares de terrenos da prefeitura.

    Uma das determinações é que a prefeitura apresente em um ano uma solução para o problema.

    "Não é um prazo para resolver o problema, mas mostrar como vai resolvê-lo", explicou o relator Toninho Machado (foto).

    O relatório ainda tem que passar pelo plenário e pode sofrer alterações. 

blz.com.br